Conheça o PlanBici BH

Histórico

Em 2015 a BH em Ciclo participou juntamente com outros coletivos da cidade de um laboratório de ação política pela mobilidade, promovido pela Escola de Ativismo, foram 10 meses de trabalho e planejamento que no final geraram um produto de incidência nas eleições municipais para o executivo em 2016.

Daí, foi criada a campanha #D1Passo, com objetivo de incluir e qualificar o tema mobilidade urbana no debate eleitoral. A campanha se mostrou efetiva e colheu uma série de compromissos da candidatura eleita em relação à mobilidade sustentável.

Desde janeiro de 2017, fizemos pressão para que o Prefeito honrasse os compromissos ao longo da campanha eleitoral. Conseguimos uma reunião com prefeito. Nela, ele nos propôs a elaboração de um “plano para a bicicleta na cidade” daí surgiu o PlanBici.

O que é

O PlanBici-BH é um plano de ações que foi desenvolvido pela BH em Ciclo, em trabalho conjunto com alguns órgãos da Prefeitura, em especial a BHTRANS, a Subsecretaria de Planejamento Urbano, SUDECAP, Secretaria do Meio Ambiente e outros cidadãos interessados (todas as reuniões de trabalho foram abertas e divulgadas com antecedência). Ele foi aprovado pelo prefeito Alexandre Kalil em 18 de julho de 2017 e desde então está em implantação.

Seu grande objetivo é fazer com que 2% dos deslocamentos em Belo Horizonte sejam realizadas por bicicleta até o ano de 2020. Para tal, ele contém seis eixos, cada qual com objetivos, diretrizes, ações, metas, cronograma de execução e estimativa de custos.

As ações previstas foram agrupadas e 6 eixos:

Infraestrutura e circulação
Integração modal e bicicletas compartilhadas
Comunicação, educação e mobilização
Governança, produção de dados e transparência
Legislação
Financiamento